Realização MLB - Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas

Sessão Encerrada

Sessão 2 — disponível até 25 jun

O jornal baiano Correio publica, em 15 de maio de 2020, notícia com a manchete: “Quilombo Rio dos Macacos luta desde o Brasil imperial para sobreviver”. Indício breve de que a queda de braço entre direito ancestral e propriedade privada continua na região metropolitana de Salvador.

“Quilombo Rio dos Macacos”, documentário de Josias Pires Neto, vai justamente contar a história de resistência dessa comunidade localizada entre as águas da cidade de Simões. Aos poucos, lançando mão de diferentes arquivos e abordagens, é construída a narrativa de uma denúncia; urgente tanto em 2009, quando o conflito se intensifica, quanto agora, dias de esvaziamento de instâncias representativas e de constantes ameaças.

“Luta” e “resistência” são, afinal, palavras e conceitos recorrentes para as mais de 3000 comunidades quilombolas do país.

picpay mlb

Quilombo Rio dos Macacos

Josias Pires
120" — 2017

Documentário sobre comunidade quilombola localizada entre Salvador e Simões Filho (BA), foca o conflito pela propriedade de terra de uso tradicional, reivindicada pela Marinha do Brasil. O filme denuncia graves violações de direitos humanos e documenta aspectos culturais, simbólicos e características do território, conflitos gravados no calor da hora pelos próprios quilombolas.