Realização MLB - Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas

DEBATE — Encerramento \ sex, 26 — jun, 16h

ALBERTO ALVARES (Realizador)
Genito Gomes Kaiowá (Liderança Guarani-Kaiowá e realizador)
Jhon Nara Gomes (liderança Guarani-kaiowá e realizadora)
Edgar Kanaykõ (Etnofotógrafo)

Convidado: ALBERTO ALVARES (Realizador)
Cineasta indígena da etnia Guarani Nhandewa, nascido em aldeia Porto Lindo, Mato Grosso do Sul. É ator, professor e tradutor de Guarani formado pela UFMG. Vive no Rio de Janeiro desde 2010, período em que começou a se dedicar ao audiovisual como realizador e formador. Realiza seus projetos a partir do Laboratório do Filme Etnográfco - UFF, do Museu do Índio/FUNAI, do Observatório da Educação Escolar Indígena - OEEI/UFMG e do Saberes Indígenas na Escola - SIE/UFMG. É realizador dos filmesTekowe Nhenpyrun – A Origem da Alma,Ywy Jahe’o – O choro daTerra,Tape Ypy E’y – Caminhos do Tempo,Karai ha’egui Kunha Karai Ete – OsVerdadeiros Líderes Espirituais,Arandu Nhembo’e – Em Busca do Saber,A Procura deAratu,Um Pé na Aldeia e Outro no Mundo,Nhema’en Tenondere –Além do Olhar,Yvi.

Convidado: Genito Gomes Kaiowá (Liderança Guarani-Kaiowá e realizador)
Liderança da aldeia Tekoha Guaiviry e membro do Conselho do Aty Guasu, a grande assembleia indígena, Genito é um dos realizadores dos filmes Ava Marangatu e Ava Yvy Vera – A Terra do Povo do Raio. Vencedor do VIII CachoeiraDoc, o documentário retrata o cotidiano de uma aldeia de retomada, rodeada por um latifúndio de soja e constantemente ameaçada pelo agronegócio.

Convidada: Jhon Nara Gomes (liderança Guarani-kaiowá e realizadora)
John Nara Gomes é uma das realizadoras do filme Ava Yvy Vera – a Terra do Povo do Raio. A obra foi vencedora do Festival Cine Kurumim 2017, realizado anualmente em Salvador. Como liderança, faz parte da Aty Jovem, conselho de jovens lideranças da Aty Guasu.

Mediador convidado: Edgar Kanaykõ (Etnofotógrafo)
Edgar Kanaykõ Xakriabá, pertence ao povo indígena Xakriabá Estado de Minas Gerais. É mestre em Antropologia pela UFMG. Tem atuação livre na área de Etnofotografia: “um meio de registrar aspecto da cultura - a vida de um povo”. Nas lentes dele, a fotografia torna-se uma nova “ferramenta” de luta, possibilitando ao “outro” ver com outro olhar aquilo que um povo indígena é.

DEBATE \ Lançamento acervo — sab, 20 jun, 19h

“Memórias de Izidora” e “Izidora: Dias de Luta, Noites de Resistência”


Sthefany de Paula (Realizadora e Militante do MLB)
Douglas Rezende (Realizador, Professor e Pesquisador)
Edinho Vieira(Coordenador Nacional do MLB)
Mediação: Aiano Bemfica (Equipe LONA)

DEBATE \ Acervo — qui, 18 jun, 19h

Chris Tigra (Realizadora - MG)
Giselle Bossi (Realizadora - MG)
Thiago Fernandes (Realizador, membro da APAN e do UNEAFRO BRASIL - SP)
Bruno Xavier (Diretor de Fotografia e sócio da Nigéria Filmes - CE)
Edinho Vieira (Realizador e Coordenador Nacional do MLB)

DEBATE — Chão — ter, 16 jun, 19h

Camila Freitas (Realizadora)
Bet Cerqueira (Militante do MST)
Poliana Souza (Coordenadora Nacional do MLB)
Mediação: Gabriel Araújo (Curador da LONA)

ENTREVISTA \ Homenagem — qui, 11 jun, 19h

Tetê Moraes (Realizadora),
Cláudia Mesquita (Professora e Pesquisadora)
Mediação: Gabriel Araújo (Curador da LONA)

Essa entrevista faz parte da LONA - Mostra Cinemas e Territórios. Conversaremos com a realizadora e a Tetê Moraes, uma das homenageadas desta edição, e a professora e pesquisadora Cláudia Mesquita. A mediação será de Gabriel Araújo, um dos curadores da LONA.

Debate \ acervo — qua, 10 jun, 19h

Dênia Cruz (Realizadora - RN),
Tiago Rodriges (Realizador - RS),
Anderson Lima (Realizador e Educador - SP),
Aiano Bemfica (Realizador e militante do MLB)

Essa roda de conversa faz parte da LONA - Mostra Cinemas e Territórios. Falaremos sobre o processo de realização de alguns dos filmes da Programa Acervo, que reúne obras filmadas junto ao Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas em todo o Brasil. Contaremos com a presença da realizadora Dênia Cruz (RN) e dos realizadores Anderson Lima (SP), Tiago Rodrigues (RS) e Aiano Bemfica (MG).

DEBATE \ "Cadê Edson?" — qua, 03 jun, 19h

Edson Francisco da Silva, Dácia Ibiapina, Eslaine Paixão e Fábio Jota

Esse debate faz parte da LONA - Mostra Cinemas e Territórios. No primeiro debate da LONA, falaremos sobre o filme “Cadê Edson?”, que faz parte da nossa Mostra Atravessamentos. Contaremos com a presença de Edson Francisco da Silva, militante do Movimento Resistência Popular e protagonista do documentário, da diretora Dácia Ibiapina e da Eslaine Paixão, militante do MLB e da Unidade Popular pelo Socialismo em Salvador (BA). A mediação vai ser de Fábio Jota, militante do MLB e parte da equipe da LONA!